Volg ons
iBookstore
Android app on Google Play
Vind ik leuk
Een programma van
O gás cósmico precisa de tempero?
9 May 2012

É engraçado como algumas coisas que observamos no espaço se assemelham às que vemos na Terra. Por exemplo, dê uma olhadela a esta nova foto do espaço, que mostra dezenas de milhares de estrelas. A maneira como as estrelas estão agrupadas faz lembrar um enxame de pirilampos num campo! Este grupo de estrelas é chamado enxame globular. As estrelas permanecem próximas umas das outras devido à gravidade. Todas as estrelas do enxame globular nasceram aproximadamente ao mesmo tempo, da mesma nuvem de gás. Isso significa que estas estrelas são irmãos e irmãs!

Estas estrelas são muito mais velhas do que a nossa estrela mais próxima, o  Sol. Enquanto este tem cerca de 5 mil milhões de anos, as estrelas neste aglomerado têm mais de 10 mil milhões de anos. Na verdade, os  enxames globulares estão entre os mais antigos habitantes do nosso Universo!

O Universo era um lugar muito diferente quando estas velhas estrelas se formaram, em comparação com a altura em que o nosso Sol nasceu. Havia muito menos ingredientes disponíveis para formar estas estrelas – na maior parte apenas hidrogénio gasoso. Por seu lado, o Sol formou-se numa nuvem de hidrogénio salpicado com uma variedade de diferentes ingredientes químicos, tais como oxigénio, ferro e ouro. Estes ingredientes extra foram fabricados no interior de estrelas que morreram, e durante as explosões que marcam o fim da vida de algumas estrelas. Depois da morte das estrelas, esses ingredientes foram lançados para o espaço. Mas as estrelas dos enxames globulares formaram-se quando o Universo era muito jovem e ainda não tinha havido tempo para “condimentar” o gás cósmico desta forma!

 

Facto curioso

Há cerca de 100.000 estrelas neste enxame globular, embaladas dentro de uma bola que é só 25 vezes maior do que a distância entre o Sol e a sua estrela mais próxima!

Meer informatie

 Este Space Scoop é baseado no seguinte ESO Press Release.

Share:

Afbeeldingen

Does This Cosmic Gas Need More Spice?
Does This Cosmic Gas Need More Spice?

Printer-friendly

PDF File
1,2 MB
Nieuwsbrief

Cassini Scientist for a Day


Universe in a Box