Volg ons
iBookstore
Android app on Google Play
Vind ik leuk
Een programma van
Antes de ser famosa!
5 August 2012

Quando uma estrela esgota o seu combustível, os astrónomos costumam dizer que chegou ao fim da sua vida. No entanto, o que realmente querem dizer é que chegou ao fim da sua vida "normal". Os astrónomos chamam "sequência principal" a esta fase de queima "normal" de combustível na vida de uma estrela. Mas se este não é o fim da história de uma estrela, o que acontece em seguida? 

Bem, isso depende da massa da estrela. Para as estrelas de maior massa, o próximo evento na sua vida é dramático: elas explodem! Os astrónomos chamam à explosão de uma estrela "supernova". Estas explosões muitas vezes criam belos objetos – como uma bonita borboleta surgindo do casulo da lagarta. Os astrónomos chamam a esses objetos "remanescentes de supernovas". 

Olhe para as maravilhosas cores e texturas da remanescente de uma supernova, que esta fotografia mostra. Estes objetos não são apenas impressionantes quando vistos de perto: uma única estrela que explode como uma supernova pode dar tanta luz como uma galáxia inteira, que contém centenas de milhares de milhões de estrelas! 

Ainda são pouco conhecidos os detalhes de como ocorre uma supernova. Estudar uma estrela antes de explodir - e se tornar famosa em todo o Universo! – vai dar aos astrónomos pistas importantes sobre estas explosões. Agora, uma equipa de astrónomos diz que foi precisamente isso que conseguiu. Se a descoberta for confirmada, esta será a primeira estrela pré-supernova já descoberta!

 

Facto curioso

Durante a explosão de uma supernova, o material da estrela é lançado para fora a velocidades incrivelmente altas - atingindo 30.000 quilómetros por segundo! Que é apenas cerca de 10 vezes mais lento do que a velocidade da luz!

Meer informatie

RAS Logo Este Space Scoop é baseado no seguinte Royal Astronomical Society Press Release.

Share:

Afbeeldingen

Voordat een ster beroemd wordt
Voordat een ster beroemd wordt

Printer-friendly

PDF File
1,1 MB
Nieuwsbrief

Cassini Scientist for a Day


Universe in a Box