Volg ons
iBookstore
Android app on Google Play
Vind ik leuk
Een programma van
Por favor, não pare a música!
15 August 2012

Sabia que os sons que ouvimos na Terra são apenas vibrações do ar? Isso não significa que o espaço tenha que ser um lugar estranhamente silencioso, só porque não existe ar. O ar é um conjunto de gases, e há nuvens de gás no espaço que podem vibrar e permitir que o som também viaje por elas. 

Portanto, ficamos a saber que o som pode viajar no espaço, mas o que é que pode provocar esse ruído? A resposta é: poderosos objetos que emitem enormes quantidades de energia – a suficiente para fazer com que os gases vibrem. Por exemplo, além de devorar matéria, os buracos negros também libertam poderosos jatos de energia. Os astrónomos sabem que o buraco negro no centro de um conjunto de galáxias chamado enxame de Perseu é suficientemente poderoso para fazer um som muito profundo. 

"Nós pensamos que estes sons muito profundos podem ser encontrados em enxames de galáxias em toda a parte," diz o astrónomo Ryan Foley. No entanto, Ryan é membro de uma equipa de astrónomos que tem observado um enxame de galáxias chamada Enxame da Fénix (mostrado na foto em cima) que é quase totalmente silencioso. Isso significa que nem todos os enxames de galáxias produzem som, ou então que às vezes a música pára!

 

http://www.jpl.nasa.gov/multimedia/sounds2/index-nasa.html 

Facto curioso

Os astrónomos às vezes convertem a luz que observam em sons, para poderem analisá-la melhor. Escute os estranhos sons do espaço construídos a partir de luz no website da NASA.

Meer informatie

 
Este Space Scoop é baseado no seguinte NASA Chandra X-ray Observatory Press Release.

Share:

Afbeeldingen

Stop alsjeblieft de muziek niet!
Stop alsjeblieft de muziek niet!

Printer-friendly

PDF File
1009,2 KB
Nieuwsbrief

Cassini Scientist for a Day


Universe in a Box