Volg ons
iBookstore
Android app on Google Play
Vind ik leuk
Een programma van
Como parecer jovem quando não se é
19 December 2012

Algumas pessoas estão em grande forma aos 90 anos, enquanto outras estão fragilizadas com 50. A idade das pessoas tem a ver não só com quantos anos têm de vida, mas também com a forma como vivem. Fumar, beber álcool e comer comida de má qualidade podem fazer com que pareçam mais velhas e vivam menos tempo. Acontece que o mesmo é verdadeiro para os enxames de estrelas! Enxames globulares, como o desta fotografia, são grupos de estrelas firmemente empacotados juntos por acção da gravidade. Formam-se muito rapidamente, pelo que todas as estrelas se formaram na mesma época. As estrelas nesta foto são algumas das mais antigas em todo o Universo. Formaram-se há quase 13 milhares de milhões de anos, e o próprio Universo tem apenas 13,7 milhares de milhões de anos! Agora os astrónomos depararam-se com algo muito estranho escondido no fundo dos corações destas velhas cidades gigantes de estrelas: estrelas jovens!

Mas acontece que estas jovens misteriosas são na realidade também estrelas velhas. Só que tiveram a sorte de serem injetadas com uma segunda juventude. Quando duas estrelas antigas colidem ou se fundem, os materiais são transferidos. Uma estrela ganha combustível extra da outra. Isto aumenta a estrela, tornando-a mais pesada, e estrelas mais pesadas caem para dentro do centro do aglomerado. O novo combustível também permite que essas estrelas brilhem mais intensamente, dando-lhes uma aparência dissimuladamente jovem. Mistério resolvido!


Facto curioso

Os enxames globulares são usados para aferir a nossa galáxia. No início da sua formação, haveria provavelmente milhares de enxames globulares deslocando-se à sua volta. Hoje, restam apenas cerca de 150! Assim, é uma sorte que algumas dessas estrelas tenham recebido um novo sopro de vida.

Meer informatie

  Este Space Scoop é baseado no ESO Press Release.

Share:

Afbeeldingen

Tweede jeugd
Tweede jeugd

Printer-friendly

PDF File
1,1 MB
Nieuwsbrief

Cassini Scientist for a Day


Universe in a Box