Volg ons
iBookstore
Android app on Google Play
Vind ik leuk
Een programma van
As peças básicas da Vida
15 June 2015

Podemos construir coisas absolutamente extraordinárias juntando peças de Lego. Existem casas, foguetões e até barcos de tamanho real construídos com Lego! Tal como estas fantásticas construções, os seres humanos também são formados por pequenas peças. No nosso caso, essas pequeníssimas peças chamam-se moléculas.

Ao contrário das peças de Lego, as moléculas só são visíveis utilizando microscópios extremamente potentes, pois são demasiado pequenas para serem vistas a olho nu.

Sabemos que a vida começou há cerca de três milhares de milhões de anos, não sabemos propriamente como, mas uma coisa é certa: tudo começou a partir destas diminutas moléculas orgânicas.

Mas se as moléculas orgânicas são os tijolos que edificam a vida e existem por todo o Universo, por que razão não foi ainda encontrada vida fora da Terra?

Na realidade, as moléculas orgânicas são extremamente frágeis. Não sobrevivem facilmente às duras condições que rodeiam as estrelas recém-nascidas. Apesar disso, os cientistas acabaram de detetar grandes quantidades de moléculas orgânicas em torno de uma jovem estrela distante.

Esta estrela recém-nascida ainda não possui planetas, mas está rodeada por um disco de material que brevemente dará origem a planetas. Os astrónomos encontraram moléculas orgânicas na região mais externa do disco, onde se formam os cometas gelados de um sistema solar.

Daqui a poucos milhões de anos, os cometas recém-formados das regiões exteriores do disco começarão a chover sobre os planetas, podendo transportar com eles as moléculas orgânicas. Quem sabe o que poderão construir quando aterrarem?

Facto curioso

Alguns cientistas pensam que os cometas trouxeram moléculas orgânicas para a Terra, na infância do nosso Sistema Solar!

Share:

Afbeeldingen

De Bouwstenen van het Leven
De Bouwstenen van het Leven

Printer-friendly

PDF File
1,1 MB
Nieuwsbrief

Cassini Scientist for a Day


Universe in a Box