Volg ons
iBookstore
Android app on Google Play
Vind ik leuk
Een programma van
Uma anã vermelha emite ondas rádio dia e noite
25 April 2016

Já ouviste falar das erupções solares? Uma erupção solar é uma explosão gigantesca na superfície do Sol. Liberta milhares de milhões de partículas para o espaço.

Quando uma dessas partículas carregadas eletricamente chega à Terra, produz as espetaculares auroras boreais (no hemisfério Norte) ou austrais (no hemisfério Sul). No entanto, as partículas podem também causar perturbações nas comunicações por rádio, ou provocar danos nas centrais elétricas e nos satélites.

Provavelmente esperarias que as erupções solares numa estrela anã tivessem menos energia do que as de uma estrela maior como o nosso Sol. Mas o telescópio ALMA descobriu erupções extremamente potentes numa anã vermelha que é dez vezes menos maciça do que o Sol.

Durante as erupções solares, a anã vermelha lança potentes ondas de rádio que têm 10 000 vezes mais energia do que as ondas de rádio do nosso Sol.

As ondas de rádio são produzidas por partículas que se deslocam de forma extremamente rápida. Só há uma forma desta diminuta anã vermelha poder produzir ondas de rádio tão energéticas: deve estar a produzir gigantescas erupções solares sem parar!

Muitas anãs vermelhas têm planetas, mas esperamos que esta não os tenha. A radiação emitida seria letal para qualquer forma de vida!

Facto curioso

As anãs vermelhas são vermelhas por se encontrarem a uma temperatura inferior à das outras estrelas. Pensa numa chama de gás: a parte “menos quente” está na parte superior da chama e brilha com uma cor alaranjada, enquanto a zona mais quente está mais próxima do combustível e brilha com uma cor azul.

Share:

Afbeeldingen

NASA_solar_flare
NASA_solar_flare

Printer-friendly

PDF File
1,1 MB
Nieuwsbrief

Cassini Scientist for a Day


Universe in a Box