Volg ons
iBookstore
Android app on Google Play
Vind ik leuk
Een programma van
Mais de 200 milhões de estrelas mapeadas!
16 September 2014

Há pouco mais de 100 anos, qualquer que fosse o lugar onde estivesse na Terra, poderia erguer os olhos para o céu noturno e ver milhares de estrelas cintilantes.

Hoje em dia, as luzes elétricas das cidades e vilas bloqueiam a maior parte da luz das estrelas, deixando visíveis apenas umas quantas estrelas mais brilhantes. Com mais de metade da população mundial a viver nas cidades, três em cada quatro pessoas nunca experimentaram a magia de um céu realmente escuro.

Mas se tiver a sorte de visitar um parque deserto numa noite límpida poderá ver a espetacular faixa resplandecente da Via Láctea a cruzar o céu. É esta a vista que temos da nossa galáxia quando olhamos através do seu disco.

Como o nosso Sistema Solar se encontra no bordo exterior da Via Láctea, podemos olhar para o centro da galáxia e ver a maioria das estrelas (conjuntamente com muitas nuvens de gás e poeira).

Utilizando apenas os seus olhos é difícil de ver estrelas individuais nas zonas mais “congestionadas” da Via Láctea, mas os telescópios conseguem-no!

Usando um grande telescópio (com um espelho de 2.5 m), os astrónomos conseguiram criar este extraordinário mapa detalhado da metade norte da nossa galáxia. O mapa indica a posição de 219 milhões de estrelas individuais!


Facto curioso

A metade norte da nossa galáxia contém mais de 219 milhões de estrelas. No entanto o novo mapa não inclui estrelas que sejam um milhão de vezes mais débeis do que as que se conseguem ver a olho nu.


Share:

Afbeeldingen

Kosmische kaartenmakers
Kosmische kaartenmakers

Printer-friendly

PDF File
1,1 MB
Nieuwsbrief

Cassini Scientist for a Day


Universe in a Box